Acordei hoje com um sentimento de ansiedade e logo me propus um cuidado no banho. Adoro sabonete de lavanda mas depois de algum tempo usando não percebia o cheiro com a mesma intensidade. Mas hoje foi diferente. Senti profundamente seu aroma e logo despertou em mim algo diferente. Me coloquei em meditação e apareceram as palavras como calma, respira e espera. Lembrei da carta da Temperança dentro do Tarô que também simboliza esta calma, este respirar e esperar pelo que ainda não veio e nos preparar para o que ainda virá. A lavanda tem esse poder de desfazer um emaranhado de emoções pois traz calma para conseguir ver e transmutar novos e antigos padrões emocionais. Ela fala também em desapego, desapegar dessas emoções. Estes dias tenho focado muito em escrever e ler e me pego muitas vezes respirando fundo com o desejo de colocar em prática meus projetos para 2020. Logo me lembro da pandemia e como essa situação está impedindo todos nós de vivermos plenamente o que projetamos para este ano. Projetos adiados, outros cancelados… mas a certeza que o tempo de realização vem! É só uma pausa!!
Então hoje, minha meditação é nessa planta linda e muito aromática que com sua cor transmuta emoções negativas e nos traz cura. Ela é um santo remédio para dormir pois equilibra o sistema nervoso trazendo muito relaxamento. Não é atoa que eu uso muito nas sessões de massagem também. É indicada para dores de cabeça e ansiedade. Só de sentir seu cheiro podemos perceber como a sensação de bem-estar se espalha por nosso corpo. Seu uso como cicatrizante além de indicado para queimaduras é outra maneira bem útil de aplicar. Hoje usei quando estava cozinhando e me queimei com o vapor da panela. Aliviou o ardor na hora.
A lavanda é um dos óleos essenciais mais conhecidos e utilizados no mundo e quando eu penso nela, a imagem da Provença, no sul da França(região onde são cultivadas há séculos) vem a minha memória. Eu ainda não andei por esta região, mas é um dos lugares que ainda quero conhecer e ter a experiência de sentir seu aroma naqueles belos campos arroxeados.
Mas a lavanda migrou por todo o mundo e agora está plantada em vasos na nossa casa e em vários países do mundo pois a demanda por óleo de alta qualidade é alta. O que criou notas de perfumes variados para a mesma planta cultivada em regiões diferentes.
Segundo David Crow, “o óleo de lavanda é um dos mais versáteis e seguros de todos os óleos essenciais. Seu amplo espectro de benefícios pode ser resumido em calmante e relaxante, resfriador e anti-inflamatório, antibacteriano e imunológico, e equilíbrio hormonal”. Maravilhoso, não é mesmo!?
Portanto, a lavanda tem esse poder de ser curativa para nosso corpo. Seu uso mais específico é em queimaduras, mas pode nos ajudar em gripes, resfriados, e muito utilizada também na cosmética em produtos para pele, regeneração, shampoos; além de um cheiro incrível.
Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para sua proteção e reprodução. São extraídos de diversas partes das plantas, como, casca, folhas, flores, frutos, raízes.
O uso dos óleos essenciais vai variar de acordo com a finalidade do beneficio desejado. Portanto, procure sempre a orientação de um profissional para saber a posologia e o uso adequado.
Eu adoro, você já pôde notar e agora quero te contar como eu utilizo o óleo essencial de lavanda no meu dia-a-dia. Vamos lá?
Além do uso em produtos cosméticos industrializados como sabonetes, cremes hidratantes, shampoo e etc; gosto muito de usá-lo em máscaras naturais em casa. Algumas vezes uso uma ou duas gotas no centro do peito antes de dormir e ao acordar, é ótimo para o controle da ansiedade e para dormir melhor. Uso algumas gotas na ponta dos travesseiros antes de dormir.
Já usamos aqui em casa em banhos com as meninas quando estão com febre pois sempre ajuda. Utilizamos também em difusores, pois ele cria um perfume no ambiente de calma e tranquilidade, além de ser muito refrescante.
O seu uso na massagem faz o sistema límbico levar o comando de relaxamento e descanso para todo o corpo. Como é um óleo calmante, é muito eficaz na purificação de estados emocionais desequilibrados.
Se desejar fazer uma experiencia com esse óleo nos dias agitados, cheios e pesados em que parece que não conseguimos descansar de tão cansados, então, eu recomendo colocar duas gotas desse óleo na palma da sua mão, friccioná-las e inspirar o aroma.
Isso te ajudará a refrescar a mente, purificar seus pensamentos, fazer a transição da agitação para uma serenidade mental induzindo um estado meditativo onde seus relaxamento será mais profundo. Seu sono será revigorado e seu acordar renovado. Experimente e depois me conta como foi!
50% Complete
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.